Níveis de blindagem automotiva: Qual a melhor para você e para o seu veículo

Níveis de blindagem automotiva: Qual a melhor para você e para o seu veículo

Nas grandes cidades brasileiras, em que cada vez mais há riscos para se andar nas ruas a pé, de carro, e até no momento em que estacionamos, um carro blindado deixou de ser um luxo reservado aos muito ricos, ou muito visados, para se tornar um recurso de cada vez mais procurado por quem busca segurança para a sua família. Nesse artigo, falamos sobre os níveis de blindagem automotiva e qual a melhor para você e para o seu veículo.

Níveis de Blindagem veicular

Existem diversos níveis de blindagem disponíveis no mercado, oferecidas pelas boas blindadoras em São Paulo e em outras cidades. Vamos falar das características de cada uma delas, para que você possa escolher a mais adequada para você.

Blindagem nível I

A blindagem nível 1 protege contra até 5 disparos da munição .22 LR HVHP 36GR, que é um tipo de munição do calibre .22 Long Rifle, ou simplesmente .22 LR. E .38 Special RN Lead, utilizada em revólveres calibres 22 e 38.

O .22 LR é um dos cartuchos mais comuns para armas de fogo e é muito utilizado em fazendas e no tiro esportivo. No Brasil, até 2019, foi o único calibre de alma raiada em armas longas que podia ser comprado legalmente no Brasil, sendo um dos menores cartuchos já fabricados, e muito popular no tiro esportivo de armas de ar comprimido e de HFT.

o .38 Special RN, sigla que se refere em inglês a round nose, ou nariz redondo, é amplamente utilizada em revólveres e armas curtas para defesa pessoal e por forças policiais.

Uma blindagem nível I deve ser capaz de suportar até 5 disparos por painel de armas de mão com essas especificações.

Blindagem nível II -A

A blindagem nível II-A protege contra tiros de pistolas de mão como as de calibre 9 mm, e revólveres Magnum 357.

A munição 9 mm FMJ, se refere ao chamado projétil encamisado, em inglês “full metal jacket” , ou FMJ, que consiste em um núcleo macio , geralmente feito de chumbo, envolto em uma “concha” externa , a “jaqueta” de um metal mais duro, como cobre, latão, cuproníquel, e em alguns casos, uma liga metálica de aço. De acordo com o Decreto 11.615/2023 a munição 9 mm é de uso restrito.

A munição Magnum 357 se refere ao termo em inglês “Jacketed Soft Point”, se refere a um projétil “macio” e “jaquetado”, desenvolvidas para, quando atingem um alvo, causarem um dano em um diâmetro maior.

Uma blindagem nível II-A deve ser capaz de suportar até 5 disparos por painel de armas de mão que utilizem esse tipo de munição.

Blindagem nível II

A Blindagem nível II também protege contra disparos de pistolas de mão como as de calibre 9 mm, e revólveres Magnum 357. A diferença entre a blindagem II e a II-A é que a II mantém essa proteção contra disparos feitos de uma distância maior, em que o projétil consegue ganhar maior velocidade, tendo maior impacto.

Blindagem nível III – A

A blindagem nível III-A protege contra até 5 disparos por painel de munição 9mm FMJ (full metal jacket) e .44 magnun, um cartucho de grosso calibre, de 10,9mm e SWC Gas Checked, como é chamada a munição com verificação de gás, um componente semelhante a uma junta, para melhorar a precisão e inibir o acúmulo de chumbo no cano.

Isso significa que a blindagem nível III-A protege contra até 5 disparos por painel de submetralhadoras 9mm, como é o caso da famosa UZI, de fabricação israelense, a brasileira Taurus SMT, a Ingram e a Colt norte-americanas e a Beretta M 12, italiana.

A nível III-A também resiste a até 5 disparos de uma revolver com munição Magnum 44, a famosa arma de cano longo popularizada no cinema por personagens como Dirty Harry.

Blindagem Nível III

A blindagem Nível III protege de até 5 disparos por painel de rifles com a munição 7.62 x 51mm FJ NB e .308 Winchester FMJ (Full Metal Jacket).

A munição 7.62 é utilizada nos rifles utilizados pelas principais forças armadas do planeta, como o AK-47, AR-15, FAL, G36, G e outros do tipo.

Entre os tipos de blindagem oferecidos no mercado, a blindagem nível III é de uso restrito, e para instalá-la em um veículo civil, é preciso justificar ao Exército Brasileiro, que regula e fiscaliza a utilização de blindagem automotiva o motivo da proteção.

Blindagem Nível IV

A blindagem Nível IV protege contra 5 tiros por painel de 30-06 AP, utilizada em fuzis de assalto e outras armas de uso restrito das Forças Armadas. Ela é totalmente proibida para o uso civil, sendo permitida somente ao Exército Brasileiro e a Chefes de Estado.

Qual o melhor nível de blindagem para você

Para saber qual a dos níveis de blindagem é melhor para você, leve em consideração a máxima proteção que busca obter para você e sua família, mantendo seu veículo confortável e fácil de dirigir, sem acrescentar um peso excessivo.

Considerando o benefício da segurança que irá obter e valor que irá investir, recomendamos a blindagem nível III-A, a mais segura e eficiente para o uso civil. Procure a ADT, uma blindadora em São Paulo com profissionais sérios e dedicados, com mais de 20 anos de experiência no mercado de blindagem automotiva, e tire todas as suas dúvidas.

Mas não se esqueça que apesar de a blindagem automotiva ser um sistema de segurança muito eficiente, isso não significa que você deva se descuidar quando estiver dirigindo, estacionando, ou caminhando pelas ruas. Fique atento!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin