Como evitar assaltos é uma preocupação de muitas pessoas. Independentemente do gênero, idade, profissão ou classe social, essa é uma questão importante para muita gente, e é a razão pela qual muitos estão optando por um carro blindado. Mas, independentemente de você optar pela blindagem automotiva, ou outras medidas para se proteger, vale a pena seguir essas dicas de segurança nas ruas.
Porque prestar atenção às dicas de segurança para evitar assaltos
Embora a blindagem do carro seja uma decisão que ajudará a manter você e sua família seguros, essa segurança aumentará muito se você adotar algumas mudanças simples na sua rotina e no seu comportamento.
Dicas de segurança nas ruas
Conheça o local por onde anda
Independentemente de você morar, trabalhar, estudar ou praticar o seu lazer em regiões consideradas mais nobres, e por isso mesmo, seguras, essas muitas vezes são aquelas que criminosos procuram alvos.
Então, para evitar assaltos, conheça o local por onde anda, especialmente se fizer parte da sua rotina, e você passar por ele com frequência, e saiba quais são os locais onde você pode estar mais vulnerável a ser abordado e aqueles por onde você pode desviar o seu caminho para evitar uma situação de risco.
Evite caminhar por ruas desertas e mal iluminadas
Escolha ruas conhecidas, bem-iluminadas, e com movimento, um fluxo constante de pessoas e veículos. Ambientes com muitas sombras ou penumbras limitam a sua visão. E a presença de outras pessoas pode fazer com que assaltantes se sintam mais intimidados em tentar abordagens.
Da mesma maneira que locais desertos não são seguros, locais superlotados podem não ser, por outas razões, pela abundância de vítimas que muitas vezes podem estar prestando atenção às vitrines ou aos celulares, checando suas redes sociais ou comparando ofertas.
Essas ruas comerciais, inclusive os pontos mais sofisticados, como por exemplo, a Rua Oscar Freire e seus arredores, em São Paulo, são mais cheias em datas comerciais importantes, como natal, carnaval, dia das mães, dos namorados, dos pais, das crianças e black Friday, que já se tornou uma tradição no comércio brasileiro. Embora elas tenham um policiamento reforçado, é recomendável tomar cuidado. E no momento de estacionar o carro, independentemente do seu carro ser ou não blindado, procure um local adequado e seguro, inclusive para você poder guardar suas compras com tranquilidade
Mantenha uma postura firme e alerta
Outra dica de segurança nas ruas que pode ser muito valiosa para evitar assaltos é manter uma postura firme e alerta. Preste atenção ao que acontece ao seu redor, com quem está te olhando ou se aproximando de você. Quanto mais distraído ou desatento você estiver, maiores as chances de ser considerado um alvo fácil.
Evite mexer no celular sem necessidade
Checar as atualizações nas redes sociais, utilizar algum aplicativo ou qualquer outra das coisas que fazemos nos nossos smartphones são vantagens de vida moderna. Mas para evitar assaltos, não faça isso na rua.
Além de você se distrair, e ficar muito mais vulnerável, porque os celulares são aparelhos feitos para atrair a nossa atenção, você está expondo um item muito procurado por ladrões, que não fazem distinção entre os modelos mais básicos e a versão mais recente do Iphone.
Evite caminhar usando fones de ouvido
Já que falamos de uso do celular, outra dica de segurança nas ruas, e ajuda muito a evitar assaltos, é evitar caminhar usando fones de ouvido. Ouvir seus podcasts e playlists preferidos quando você faz uma corrida ou caminhada, ou quando caminha até o trabalho, escola ou faculdade, independentemente de você ter ido usando o seu carro, ou um transporte coletivo, como o metrô, pode ser agradável, mas é mais arriscado.
Quando você caminha utilizando fones de ouvido, além de deixar à mostra um bem caro, cobiçado e muito visado por ladrões, você está naturalmente mais distraído, porque o que você está ouvindo tira a atenção do ambiente à sua volta, e deixa você mais vulnerável.
Para ter o prazer de ouvir seus conteúdos preferidos enquanto corre ou caminha, prefira as academias ou parques ou ruas mais seguros e policiados.
Outra dica de segurança nas ruas é evitar utilizar bolsas e mochilas nas suas costas. Por ser uma posição naturalmente mais vulnerável, chama mais a atenção de assaltantes, que sempre buscarão a vítima que considerem mais fácil e desatenta.
O que fazer se for abordado por um assaltante
Não reaja
Se você for abordado por um assaltante, não reaja. Por mais que pareça mais fácil falar do que fazer, tente manter a calma diante de uma arma, e não faça nada impensado.
Como o próprio site da Brigada Militar do Rio Grande do Sul explica, o bem mais importante que você tem é a sua vida, e não vale a pena arriscar para ter certeza se a arma do criminoso é de verdade, ou se está carregada. E lembre-se que, além de tudo isso, existe uma grande possibilidade de um segundo criminoso estar dando cobertura ao crime
Não faça movimentos bruscos
Procure avisar o assaltante de cada um dos gestos que pretende realizar, como pegar uma carteira ou um celular, por exemplo. Um movimento brusco pode ser erroneamente interpretado pelo assaltante como uma tentativa de reação.
Não tente dialogar com o assaltante
É muito difícil planejar o que falar ou fazer em uma situação tão extrema quanto um assalto, mas é muito importante não tentar dialogar com o assaltante, porque ele considera que, estando armado, ele tem o controle da situação. Mas quando começa a tentar dialogar com ele, é uma maneira de tentar tirar esse controle dele, que nervoso, pode agir de forma violenta.
Conclusão sobre as Dicas de segurança nas ruas para evitar assaltos
Essas são algumas das dicas de segurança nas ruas. Tomar cuidados extras quando dirigir, estacionar, e eventualmente blindar seu carro, são opções que aumentam bastante a sua segurança e a da sua família, e você pode considerar. Se for essa a sua escolha, procure a ADT, que fica na Zona Norte de São Paulo. Mas você nunca pode deixar de tomar os cuidados essenciais para evitar assaltos.